Home » Especial » Personagens » Davi: um homem segundo o coração de Deus
Davi e Golias - Só Deus Sabe

Davi: um homem segundo o coração de Deus

Uma fé inabalável, coragem, obediência, paciência, pastor de ovelhas, músico e poeta. Essas são algumas das características de Davi, o rei de Israel. Foi considerado pelo próprio Deus “um homem segundo o seu coração” (I Samuel 13.14).

É sabido que muitos personagens bíblicos são referenciais para nossas vidas. Davi era semelhante a qualquer de um nós, não foi isento de pecados, mas aprendeu que a melhor maneira de alcançar o coração de Deus era por meio do caminho da adoração, da humildade, da sinceridade e do arrependimento.

Tinha um coração totalmente inclinado a Deus: Um homem espiritual, humilde cuja vida estava em harmonia com os anseios do Pai Celestial. Não era perfeito, mas fazia o melhor para obedecer ao Senhor de todo coração. Quando pecava, reconhecia seus erros e se arrependia verdadeiramente. Não era arrogante, sabia que era pecador e precisava de Deus.

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas
transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.” Salmos 51:1-4

Alem disso, aprendeu a atribuir as suas vitórias alcançadas a Deus (I Samuel 17:37; Salmos 34:4-7; 40:5-10; 124). Não deixou de lado sua vida de adoração. Manteve a devoção diária ao Senhor, promovendo o “culto doméstico” nos campos de Belém, sendo assim, citado por um servo de Saul como o músico que poderia acalmar o espírito perturbado do rei (I Sm 16.14-18).

Davi humildeHumildade segundo o coração de Deus

Mesmo sendo promovido a músico do rei, continuava submisso ao seu pai, e de seu rebanho cuidava com fidelidade. Compôs mais de 70 salmos, tocava muito bem a sua harpa e demonstrou habilidade na organização do cântico ao assumir o reino de Israel.

Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.” I Samuel 17:15

São muitas as virtudes e qualidades descritas na Bíblia acerca de Davi: Um exemplo de fé, sinceridade e humildade e, sobretudo, um coração inclinado para Deus. Com certeza, ele foi um dos maiores homens da Bíblia.

 

Perfil

Davi era um jovem comum à sua época:

Descrição física: Não possuía uma aparência exuberante (I Samuel 16.12)

Sua ocupação: Pastorear as ovelhas de seu pai (I Samuel 16.11)

Sua origem: Vivia num povoado pequeno, em Belém (I Samuel 16.1)

Suas habilidades: Davi foi um excelente músico (I Samuel 16.18)

O estudo da Palavra é contagiante! Se você tem vontade de ir mais fundo clique aqui!

Seja Bacharel em TEOLOGIA – Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui 

Sobre Gil Xavier

Jornalista/Assessora de imprensa e apaixonada por Jesus, literatura, jornalismo científico, esporte, fotojornalismo, meio ambiente, ciência e tecnologia
Translate »