Home » Especial » Personagens » Abraão, o pai da fé
Abraão

Abraão, o pai da fé

Abraão, um gigante das escrituras, fiel, obediente, “Pai da Fé”, o primeiro patriarca do povo de Israel. No início, chamava-se Abrão, que significa “pai das alturas”. Ele deu origem não somente ao povo israelita, mas também aos povos árabes. Dessas nações nasceram as três vertentes religiosas da humanidade: judaísmo, cristianismo e islamismo.

É um dos principais personagens do Antigo Testamento. Casado com Sarai, não tinha filhos. Estava com 75 anos quando ouviu a voz de Deus. O senhor o mandou sair da casa do seu pai, da sua parentela e da Babilônia – uma nação idólatra, dominada pelo ocultismo – e ir para Canaã, a terra da promessa.

Pai da Fé

Ao obedecer, Abrão passou a andar pelo ato da fé. Assim se tornou o pai de todos os que vivem por ela. Abandonou o conforto e a segurança e partiu rumo a uma terra desconhecida. “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia…” (Hb 11:8)

Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,” Romanos 4:16

E você, tem algum chamado de Deus?  Muitas vezes, somos convocados também pelo Senhor a fazer algo que não conhecemos. Não tenha medo do desconhecido. Siga o exemplo de Abraão a quem caminhou pela fé e não por vista. Seja corajoso, destemido e determinado. É preciso ter fé e confiar no Todo-Poderoso assim a promessa será alcançada.

sacrifício de Isaque

Ilustração do sacrifício de Isaque

Um filho para Abraão

Embora fosse muito próspero, Abraão estava triste porque não tinha filho com Sara. Já eram idosos. No entanto, Deus cumpriu a promessa dada ao patriarca: Sara teve Isaque.

Alguns anos depois, a maior prova de fé ocorreu após o nascimento do filho, quando Deus ordenou que ele oferecesse-o em sacrifício (Gênesis 22:15-18).  “Não faça nada contra seu filho! Agora sei que você é realmente fiel e obediente”. Assim Abraão se tornou o pai da fé, pois em tudo confiava em Deus.

A família de Abraão foi abençoada por Deus. Ele confiou no Senhor, mesmo em circunstâncias impossíveis. A vida dele é um excelente exemplo de como podemos confiar em Deus independentemente da situação. Seja perseverante e confie!

Abraão teve fé para renunciar, seguir um caminho desconhecido e fazer o impossível, mas se entregou por completo a Deus e confiou. Além disso, por seu íntimo relacionamento com o Senhor, recebeu o título de “amigo de Deus”. Foi o único a conquistar tamanho privilégio. Sua submissão a Deus foi o ponto de partida. Apesar de todas as falhas humanas, tornou-se um grande modelo de fé e obediência a Deus.

AbraãoPerfil

Abraão era proprietário de muitas cabeças de gado, possuía muita prata e ouro, admirável, fiel e amigo de Deus

Descrição: uma pessoa singular porque recebeu uma promessa muito especial de Deus, o Criador

Ocupação: Pai de uma grande nação

Sua origem: natural da cidade caldéia de Ur

Suas habilidades: ser solucionador de problemas

Gostaria de conhecer mais sobre a história de Abraão? Ela está entre os capítulos 12 e 25 do Livro de Gênesis.

Seja Bacharel em TEOLOGIA – Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui 

Sobre Gil Xavier

Jornalista/Assessora de imprensa e apaixonada por Jesus, literatura, jornalismo científico, esporte, fotojornalismo, meio ambiente, ciência e tecnologia
Translate »