Home » Especial » Estudos Bíblicos » O Zika vírus é o cumprimento das profecias de Jesus em Lucas 21:23 e Lucas 23:29
profecias de Jesus

O Zika vírus é o cumprimento das profecias de Jesus em Lucas 21:23 e Lucas 23:29

Tem circulado na Internet um banner dizendo que a atual epidemia do Zika Vírus e, principalmente, o fato de estarem ligando esse vírus a casos de crianças que estão nascendo com microcefalia, é o cumprimento do que Jesus afirmou nos textos de Lucas 21:23 e Lucas 23:29.

Eu vi esse banner e recebi muitos questionamentos sobre isso no WhatsApp e resolvi esclarecer esses dois textos para que tenhamos certezas sobre os fatos. Vamos, então, a resposta.

O Zika Vírus é o
cumprimento das
profecias de Jesus?

1 O primeiro texto citado é Lucas 21:23. Vejamos:

Ai das que estiverem grávidas e das que
amamentarem naqueles dias!
Porque haverá grande aflição na terra e
ira contra este povo” Lucas 21:23

A chave para entender esse texto é identificar quais são “naqueles dias” citados por Jesus. Avaliando o contexto, observamos que esses dias aos quais Jesus faz referência é a destruição de Jerusalém: “Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela. Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito. (Lucas 21:20-22).

Jesus se refere a futura destruição de Jerusalém e não aos nossos tempos. Esse sofrimento dos moradores de Jerusalém, sabemos, aconteceu em 70 d.C, quando Jerusalém foi sitiada pelos romanos comandados pelo General Tito. Portanto, Jesus não está falando do que está acontecendo em nossos dias, mas sim em dias muito próximos aos que Ele vivia.

2 O outro texto a ser analisado é:

Porque dias virão em que se dirá:
Bem-aventuradas as estéreis,
que não geraram, nem amamentaram”.
Lucas 23:29

Novamente a chave para entender esse texto é identificarmos que “dias” são esses que virão. Será que Jesus está falando de nossos dias, onde temos um vírus causando, possivelmente, microcefalia nos bebês e deixando as grávidas em grande tensão?

Novamente a resposta é não. Jesus está se dirigindo ao seu próprio povo. Aquelas mulheres que ali estavam lamentando a condenação injustiça de Jesus passariam por coisas piores por causa da injustiça reinante na terra:

“Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos!” Lucas 23:27

Aqui fica claro que a profecia de Jesus era algo para aquele povo e para aquelas gerações próximas. Novamente a referência de Jesus é claramente à destruição de Jerusalém que aconteceu em 70 d.C. e que trouxe grande ansiedade aos judeus, devido à violência empregada pelos romanos, que destruíram o templo sagrado dos judeus, bem como deixaram a cidade de Jerusalém em ruínas. Nesses dias, muitas mães perderam filhos e tiveram de abandonar seus bebês para sobreviver, ou mesmo, morreram junto a eles, tamanha a violência empregada. As estéreis foram tidas como mais felizes, por não terem passado por tamanha dor.

3 Dessa forma, observamos que esses dois textos não são profecias de Jesus quando aos acontecimentos de hoje em dia relacionados ao surgimento do Zika Vírus. Mas temos outros textos escatológicos de Jesus que explicam um pouco do que tem acontecido em nossos dias, principalmente relacionados à violência e a outros acontecimentos como, por exemplo, este:

E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares” Mateus 24:6

Se você deseja entender um pouco mais a Bíblia e
algumas questões polêmicas, conheça o manual que desenvolvi!

Seja Bacharel em TEOLOGIA – Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui 

Sobre Pb. André Sanchez

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia.
Translate »