Home » Juventude » Papo Jovem » Tá tranquilo, não tá favorável
ta_tranquilo_ta_favoravel

Tá tranquilo, não tá favorável

É fato que vivemos tempos difíceis, e isso é sério! Estamos em meio a uma crise econômica: temos altos preços, demissões, empresas fechando as portas, dificuldades financeiras aqui e acolá, e o dólar lá nas alturas. Mas não é só, também estamos em meio a uma crise familiar.Conceitos que sempre tivemos como base desde o princípio estão sendo distorcidos e às vezes até destruídos. O que conhecemos pelo termo de família funcional está se tornando cada vez mais escasso e qualquer tentativa de conscientização provoca discussões intermináveis e até violentas. Falando em violência, também temos uma crise neste quesito.

Já reparou como a maldade tem se multiplicado? Os noticiários escorrem sangue, já não há mais pudor ou temor, os homens perdem a cada dia o valor pela vida e pelo próximo.

E os valores?! Ah, os valores! Nós tínhamos valores, hoje o que temos são debates onde o errado se tornou certo, e o certo se tornou ultrapassado. O homem, a mulher, o sexo, o casamento, o amor, a família, todos afetados pela corrupção dos valores.

Nada tranquilo e nada favorável

Ok, temos um cenário tenebroso, definitivamente não está nada favorável! Mas como algo pode estar tranquilo sem estar favorável? A razão é que a tranquilidade não está condicionada ao cenário ou a circunstância em si quando ela está ligada a um outro elemento que redefine todo o conceito da palavra chamado: .

O que é a Fé?

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
e a prova das coisas que se não veem.” 
Hebreus 11:1

Se olharmos para algumas pessoas pelo mundo em meio a tenebrosas circunstâncias, que muitas vezes passam por cenários até piores do que o citado, mas em seu rosto, mesmo sem o ambiente favorável para a tranquilidade, há um tom de paz. Chega a ser destoante o comportamento sossegado de alguns em meio ao caos. Onde não há favorabilidade, há tranquilidade.

Onde você tem depositado sua fé?

É fácil assim? Basta ter fé? Não. As pessoas têm fé em muitas coisas, depositam-se em falsas esperanças ou em métodos que se dizem miraculosos, mas que são apenas “band-aids”. A Fé que traz a paz verdadeira em meio ao caos, que dá tranquilidade onde não há meio favorável é uma Fé incorruptível pois está firmada no que É incorruptível, que está além de qualquer cenário, de qualquer circunstância, de qualquer meio ou fim, a Fé em Deus.

Isso está além da nossa compreensão. Tantos correm atrás de respostas e se perdem em um caminho sem fim, outros se enganam achando que está tudo tranquilo e favorável quando a resposta está ao alcance de um olhar, somente Ele é a própria paz. O favorável é mutável, se condiciona ao tempo e ao espaço, mas essa tranquilidade que vem dEle, que é a verdadeira paz está acima disso. Antes que as coisas se tornassem não favoráveis, essa Paz já reinava na eternidade.

AQUELE que habita no esconderijo
do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus,
o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro,
e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas,
e debaixo das suas asas te confiarás;
a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite
nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão,
nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita,
mas não chegará a ti.” Salmo 91:1-7

Ainda há tempo

Por isso é tempo de olharmos para Ele, nosso esconderijo e lugar de descanso (Salmo 91), que sempre em meio aos ventos fortes será abrigo, lugar onde poderemos viver o que não se pode explicar. Onde o caminhar no vale da sombra da morte não seja acompanhado pelo medo, onde poderemos dizer com toda convicção de que ainda que nada esteja favorável, estaremos tranquilos.

Deus nos abençoe!

Seja Bacharel em TEOLOGIA – Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui 

Sobre Isaque Oliveira

Formado em redes de computadores, apaixonado pela Escritura, amante da música e da fotografia, um servo de Cristo em construção, um filho do Altíssimo em desenvolvimento. Igreja Missão Serra - Laranjeiras - ES
Translate »