Home » Especial » Personagens » A história de Mefibosete: de Lo-debar à mesa do Rei Davi
a história de Mefibosete

A história de Mefibosete: de Lo-debar à mesa do Rei Davi

Um homem cheio de traumas, mas que deu a volta por cima e venceu

A palavra trauma significa ferida e é oriunda do vocábulo grego. No contexto psicológico, é considerada como uma interferência para não permitir que uma ação original aconteça. Assim, tendo a capacidade de mudar o rumo, o direcionamento da vida de uma pessoa, de forma que ela seja afastada por forças externas de seu projeto de vida.

Mefibosete era filho de Jônatas e neto caçula do rei Saul. O queridinho do palácio viveu até os cinco anos de idade cercado de atenções e riquezas. Por força do destino, sofreu um acidente e se tornou aleijado (2 Samuel 4:1-4). Foi levado para uma cidade chamada Lo-Debar ainda criança. Um lugar de miséria, sequidão, sem pasto, desolado e cheio de solidão, depressão, inóspito, onde nada se plantava e nada se colhia.

Mefibosete na Terra de Lo-Debar

A história de Mefibosete não foi nada fácil. Um menino que nasceu para ser rei, mas teve uma vida marcada por grandes decepções, perdas irreparáveis, frustrações e angústias. Tudo começou quando houve uma guerra e tanto seu pai quanto o avô foram mortos. Não foi somente isso, os inimigos mataram todos os membros da família real. O histórico de vida de Mefibosete nos mostra que os traumas começaram na infância.

Com ferida na alma e muitos complexos, Mefibosete tinha um estigma de escravidão. Sentia-se como “um cão morto” e “moribundo”. Havia perdido a posição de príncipe, todos os bens de sua família e passou a ser escravo de seus traumas. Talvez tivesse se esquecido da ação de Deus ou até mesmo não se lembrasse das vitórias que o Senhor havia concedido ao seu avô Saul. Mas, não, pelo contrário, apesar de todas as feridas na alma, ele não perdeu o ânimo e a fé em Deus. Deu a volta por cima de seus problemas e venceu.

Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes crises e traumas. O próprio Davi nos Salmos narra suas constantes aflições.

Armaram uma rede aos meus passos, e a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram” Salmos 57:6


historia-de-mefiboseteApesar de todas as dificuldades e aflições, o mais importante é que em momento algum Deus não se esqueceu do garoto que nasceu para ser rei. Certo dia, Davi lembrou-se do amigo Jônatas, e mandou chamar
Mefibosete, que saiu de Lo-Debar e foi para casa do Rei.  A quem olhou para um homem lançado ao chão e o enxergou como um príncipe. O próprio Davi tinha saído de um lugar de esquecimento e foi posto como príncipe.

Na mesa do rei – Restituição

‘Mefibosete?’, Perguntou Davi. Ele respondeu: ‘Sim, sou teu servo’. ‘Não temas’, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa“. 2 Samuel 9:6-7

Não sei por qual tipo de problema você tem passado, mas assim como Deus fez na vida de Mefibosete fará também na sua. Tenha certeza de que o seu tempo em Lo-debar está chegando ao fim. A única coisa que temos que fazer é nos alimentar da Palavra do Senhor todos os dias, confiar e esperar Nele. Deixe Lo-Debar de lado e não se permita voltar mais para lá. Acredite e tome posse de sua vitória em Cristo Jesus!

Perfil de Mefibosete

Mefibosete era filho de Jônatas e neto de Saul;
Descrição: aleijado de ambos os pés. Um deficiente físico que venceu e jamais perdeu o ânimo, fiel a Deus;
Ocupação: se tornou um príncipe e comia à mesa do Rei;
Sua origem: ainda criança foi morar na cidade de Lo-debar;
Suas habilidades: Aprendeu a conviver com suas perdas.

O significado de Lo-Debar

Lo=“não”
Debar=“sem palavras, silêncio”
Outro significado para Lo-Debar “sem pasto”
Para os que ali viviam, era a Terra do Esquecimento onde eram levadas as pessoas que possuíam alguma deficiência física e outros tipos de doenças. Havia extrema pobreza, miséria e sofrimento. Terra seca, sem vida.

Gostaria de conhecer mais sobre a história de Mefibosete? Veja no Livro de 2 Samuel nos capítulos 4 e 9.

Sobre Gil Xavier

Jornalista/Assessora de imprensa e apaixonada por Jesus, literatura, jornalismo científico, esporte, fotojornalismo, meio ambiente, ciência e tecnologia
Translate »