Home » Juventude » Mapa de Aventura » 10 passos para se fazer uma boa caminhada
trekking

10 passos para se fazer uma boa caminhada

Uma das coisas mais legais que sempre gostei de fazer nos finais de semana era fazer caminhada, mas não caminhada despretensiosa, mas sim o típico trekking.

Muitas vezes pensamos que se precisa ir para lugares bem no interior para realizar uma caminhada interessante e prazerosa, mas muitas vezes temos lugares e áreas tão próximas, até mesmo dentro da cidade que podem suprir essa necessidade, ainda mais quando você ainda está começando no esporte, então para garantir um início legal vou te dar algumas dicas que fui aprendendo com o tempo e claro, recebendo de amigos que já estavam na estrada a mais tempo que eu.

Bússola na Caminhada1Se for sua primeira caminhada, tanto na cidade, ou no campo, pesquise informações sobre o lugar, veja a rota no Google Maps, peça informações de grau de dificuldade da duração rota. Se não sentir-se seguro, peça um amigo que já conhece o caminho para lhe acompanhar ou mesmo contrate um guia.

2Bússola, mapa da região (nem que seja um print do Google Maps) e celular são itens essenciais, mas claro, saiba como usá-los.

3Mochila nas costas com apenas o necessário: água, barrinhas, frutas, kit de primeiro socorros, um kit fogo (nem que seja somente uma pederneira) e lanterna são os básicos. Lembre-se que a mochila fica mais “pesada” na medida que caminhamos!

4Calçado adequado faz toda a diferença. De preferência que não tenha solado liso, não seja novo e que não sejam sandálias, pois um erro pode custar um tombo e um tornozelo torcido e ninguém quer isso.

5Fazer uma trilha acompanhado é o mais aconselhável, mas caso for sair sozinho, avise parentes e/ou amigos seu destino, horário de saída e previsão de chegada, e claro, deixe cópias da sua rota com seus contatos.

6Não ande com itens de moda como brincos, pulseiras ou colares, pois isso pode se prender em galhos e atrapalhar sua caminhada. Mantenha os cabelos sempre presos, e se possível, use mangas compridas por causa do sol.

7Se você está em grupo, mantenha-se unido ao grupo e respeite o ritmo dos mais lentos. O prazer do trekking não é chegar e sim, apreciar a paisagem e curtir o momento.

calçado para caminhada8Não se esqueça de alongar antes e depois da caminhada, pois assim irá garantir menos dores musculares no dia seguinte.

9Evite brincadeiras e conversas desnecessárias. Se permita a ouvir o silêncio do local.

10Deixe o ambiente como você o encontrou. Traga de volta tudo que você levou. É triste ver latinhas e garrafas jogadas nas trilhas. Nosso lixo não faz parte do meio ambiente. Mantenha as árvores no seu estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo.

Caminhar é uma atividade que permite descansar não só a mente de toda a rotina louca que vivemos na cidade, mas a analisar o que é essencial para nossa vida. E claro, prontos para enfrentar mais um dia típico de cidade grande.

Trekking
substantivo masculino
caminhada mais ou menos penosa, por montanhas altas e de difícil acesso, feita com objetivo desportivo ou de lazer.

Nos acompanhe nas redes sociais em Facebook/Twitter/Insta – mundodesbrava e nosso site www.mundodesbravador.com.br

Sobre Átila Santos

Designer gráfico e publicitário, líder de desbravadores e chefe escoteiro, adventista convicto, aventureiro apaixonado, controverso e nunca satisfeito... ou não :)
Translate »